8 de abril de 2009

Programação II

Atividades quarta, 1 abril 2009:

Aproveite a classe Contador implementada em exercício anterior e modifique, se necessário, conforme as seguintes especificações:

Cada instância dessa classe deve ter a seguinte interface:
  • Contador (int maximo); // construtor
  • void incrementa();
  • void zera();
  • int obtemValor();
  • bool verificaOverflow();
O construtor cria um objeto do tipo Contador com um número máximo de contagem, por exemplo, maximo = 9999. Um objeto Contador quando criado tem o valor inicial zero. A operação incrementa() aumenta o contador de 1, e se o contador chega ao número máximo de contagem, ele é automaticamente zerado e o contador se lembra que um evento de overflow ocorreu. A operação zera() atribui ao contador o valor zero e limpa o indicador de overflow; obtemValor() retorna o valor atual do contador, e verificaOverflow() retorna true se um evento de overflow ocorreu e false, caso contrário.

Em seguida, escreva um programa em Java que conta o número de conceitos (notas: A, B, C, D, E) do histórico de um aluno de pós-graduação da UNIVAP.

No seu programa, crie as seguintes classes:

  • Nota: Representa um conceito (A,B,C,D,E). Deve possuir construtor e métodos get/set para edição do valor;
  • Disciplina: Deve armazenar nome e nota, além de ter um construtor que recebe o nome e métodos get/set para editar a nota;
  • Aluno: Deve armazenar a matrícula do aluno e seu histórico. O histórico deve ser um array das disciplinas que o aluno cursa. A classe também deve ter métodos get/set para editar o nome, além de método para adicionar disciplinas e outro para obter o histórico (como array de disciplinas);
  • ContadorTeste: Aplicação principal que demonstra a utilização das demais classes. Deve instanciar um aluno, inserir várias disciplinas e os respectivos conceitos. Finalmente deve imprimir a contagem dos conceitos considerando o histórico do aluno.
Obs: Um objeto Contador deve ser utilizado na contagem dos conceitos.

Baixar Possível Resolução

Para baixar o JCreator clique aqui.