16 de abril de 2009

Programação II

Atividades quarta, 15 abril 2009:

1 - Uma academia de ginástica precisa avaliar o peso de seus alunos. Para isto, precisa calcular a partir da altura e do peso, o coeficiente de gordura. Este coeficiente é calculado através da seguinte fórmula:

coeficiente = peso / altura2

De acordo com o coeficiente, o programa deve dar o resultado segundo a tabela abaixo:

Valor entreResultado
0
15
muito abaixo do peso
16
20
abaixo do peso
21
25
peso ideal
26
30
acima do peso
31
...
muito acima do peso

Crie a classe Coeficiente com os atributos coeficiente, peso e altura (todos do tipo float) e com construtores que atendam às seguintes possibilidades:

- Nenhum parâmetro, inicializa com valores “padrão”;
- Parâmetros de peso e altura do tipo float;
- Parâmetros de peso e altura do tipo int;
- Parâmetros de peso e altura do tipo String;
- Parâmetro do tipo Coeficiente.

Crie métodos para alterar os atributos de peso e altura. Considere que os valores podem ser passados em qualquer um dos tipos: float, int ou String.

Crie métodos para retornar o valor dos atributos coeficiente, peso e altura (sempre do tipo float).

Crie um método igual(Coeficiente c), para verificar a igualdade entre o conteúdo de objetos da classe Coeficiente.

Crie um método toString() que retorna o resultado conforme a tabela acima.


2 - Defina em Java a classe PainelAtendimento cujos objetos representam os painéis eletrônicos normalmente encontrados em agências bancárias para indicar o número da senha da próxima pessoa a ser atendida (ou da última que está sendo atendida, caso todos os atendentes estejam ocupados). Todo painel deve ter como atributo o número da próxima ficha a ser atendida e o número do próximo atendente livre. Além disso, todo painel deve ter os seguintes métodos:


a) construtor, que recebe como parâmetro o número do primeiro atendente livre e o número de atendentes, inicializando o painel com o número do atendente recebido e indicando que a primeira ficha a ser atendida é a ficha 1;

b) indicarProximo, que recebe como parâmetro o número do próximo atendente livre, incrementa e retorna o número da próxima ficha a ser atendida (como as fichas são numeradas de 1 a 99, este método deve reiniciar a contagem assim que chegar a 99). Se este método não receber nenhum parâmetro, retorna o número da ficha que está sendo atendida no momento;

c) getProximas, que retorna como resultado o número de fichas a serem atendidas antes da contagem ser reiniciada;

d) getMelhorAtendente, que retorna o número do atendente que atendeu mais pessoas até o momento.

Baixar Possível Resolução

Para baixar o JCreator clique aqui.