22 de fevereiro de 2010

Ataques ao Google podem ter partido de instituições chinesas de ensino

E ai mais um capítulo do combate (Guerra) entre Google x Crackers Chineses ( ou quem sabe, o governo chiêns) O.o

Ataques ao Google podem ter partido de instituições chinesas de ensino

Por IDG News Service

Publicada em 19 de fevereiro de 2010 às 10h57
Investigação aponta que uma universidade e uma escola de vocação estão envolvidas nos ataques, que teriam começado em abril de 2009.
Especialistas em segurança investigaram os ataques feitos ao Google e outras empresas dos Estados Unidos e concluíram que computadores de instituições educacionais chinesas podem estar envolvidos, de acordo com relatos da mídia dos EUA.

Os ataques podem ter começado em abril, disseram fontes anônimas envolvidas na negociação ao jornal New York Times. O Google revelou em janeiro que seus sistemas foram atacados, mas disse que o começo dos eventos foi em dezembro.

As instituições supostamente envolvidas são a Universidade Shanghai Jiaotong e a Escola Vocacional Lanxiang, segundo o New York Times.

Crackers, porém, frequentemente disfarçam a identidade mandando comandos por diversos computadores até alcançarem o alvo. Assim, mesmo que investigações mais aprofundadas sustentem os resultados citados, elas podem não apontar para o envolvimento de chineses no ataque, já que a trilha pode ir além disso. Investigadores ainda trabalham com uma série de teorias, de acordo com o New York Times.

O Google anunciou em janeiro que crackers tentaram entrar em contas do Gmail de ativistas de direitos humanos na China. Durante a investigação, a empresa descobriu que companhias dos Estados Unidos de internet, finanças, tecnologia, mídia e químicas também foram atacadas.